Silvio Ximenes Imoveis

CANAIS DE RELACIONAMENTO

ENTRE EM CONTATO

  • 313247 - 1000VER NÚMERO

COMPRAR ALUGAR CÓDIGO Salvar nos favoritosFAVORITOS Busca através do Google MapsMAPA
Silvio Ximenes Imoveis
X
X
X
  • Alugar ou comprar imóvel? Eis a questão…

    Não existe nem certo nem errado quando se trata de alugar ou comprar imóvel. Existe, sim, o interesse do momento, que tem de ser avaliado caso a caso.

    Por Cássia Ximenes* para Emorar.com.br

    As vantagens de alugar ou comprar imóvel dependem dos objetivos de vida de cada um.

    O que vale mais a pena, alugar ou comprar imóvel? Qual o melhor negócio ou opção? Morar em imóvel próprio ou morar de aluguel? Essa é uma dúvida mais comum do que parece mesmo para quem tem o valor da entrada e condições de financiar um imóvel pra chamar de seu!

    Não restam dúvidas de que investir em imóveis é uma excelente opção para ganhos em médio e longo prazos e que resolve de vez o problema da moradia. Poder modificar, adaptar ao seu gosto e estilo de vida e saber que está valorizando um bem próprio são fatores que impulsionam a decisão da compra.

     SilvioXimenes_compraralugarimovelPara o aluguel, pesa o fato de que tudo pode mudar, inclusive, você mesmo! Vislumbrar novas oportunidades de emprego, quem sabe, em outra cidade ou pais. Ou, talvez, mudar o estilo de vida, experimentar morar em um apartamento com compartilhamento de serviços ou, de repente, numa casa em condomínio fora da cidade… Essa liberdade de mudança é mais viável para quem opta pela locação.

    Cada caso é um caso com um ponto de convergência: todos precisam morar em algum lugar! Portanto, investir em imóveis residenciais para locação é um negócio que deve prosperar com o provável aumento de pessoas que optam por morar de aluguel. Assim, você pode ter um imóvel para chamar de seu, mesmo que não seja para morar nele e, sim, para ter renda com ele.

    Cultura do patrimônio

    Nossa cultura é de possuir, construir patrimônio para o futuro, sonhar com a casa própria e não depender de aluguel. Assim, aprendemos com nossos pais, que aprenderam com nossos avós, que aprenderam com as outras gerações. Conquistar o imóvel próprio está no topo da lista de objetivos da maioria dos brasileiros… ou estava até há bem pouco tempo.

    A realidade dos países mais desenvolvidos é diferente da nossa. A Alemanha lidera o ranking dos países com o maior o número de imóveis ocupados por locação, com um índice de 57%, seguido pela Holanda, com 47%, e a Áustria, com 46%. No Brasil, apenas 17% dos imóveis ocupados são alugados. É um dos menores percentuais em relação aos países com economias mais expressivas no mundo, à frente apenas da Grécia (16%) e da Espanha (15%). É um número que tende a aumentar, acompanhando a tendência da usabilidade, do espírito nômade que toma conta dos mais jovens e da necessidade de viver o hoje como se não houvesse o amanhã!

    Portanto, não existe nem certo nem errado quando se trata de comprar ou alugar. Existe, sim, o interesse do momento, que tem de ser avaliado caso a caso, com um olhar único e atencioso. Todos precisam morar em algum lugar. Isso é fato. Se em um imóvel alugado ou próprio, depende das circunstâncias e objetivos de vida de cada um.

    *  Jornalista, especialista em negócios imobiliários, Diretora da Silvio Ximenes Netimóveis e presidente da CMI/Secovi-MG.



COMPRAR ALUGAR CÓDIGO